Consulta de Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional trabalha a criança para que esta possa ter o melhor desempenho possível nas suas atividades diárias, com o objetivo de maximizar o potencial de cada criança.
Assim a terapia ocupacional promove a independência da criança em atividades como brincar, autocuidado, autoregulação, escrita, alimentação e interação com os pares e adultos nos seus diferentes contextos.
Como decorrem as sessões?
As sessões de Terapia Ocupacional são feitas com grande respeito pelos limites e necessidades de cada criança.
São utilizados jogos e brincadeiras, num espaço adequado ao desenvolvimento das competências das crianças e poderão ser utilizadas várias abordagens, sendo a integração sensorial uma delas.
- Promove o bem-estar, autonomia e a qualidade de vida.
- Promove o desenvolvimento do desempenho sensorial, cognitivo, motor, afetivo e psicológico.
- Facilita e capacita a realização das atividades de autocuidado (tomar banho, vestir/despir, alimentação), de lazer e de produtividade (emprego, escola).
A quem se destina?
A Terapia Ocupacional destina-se a todas as crianças com dificuldades na área cognitiva, psicológica, psicossocial, sensorial e motora, levando-as a ter dificuldades nas suas atividades da sua vida diária.
Integração Sensorial
Esta abordagem de tratamento é utilizada com o intuito de ajudar crianças que tem dificuldade em processar informação sensorial e/ou algum distúrbio de aprendizagem.
Na integração sensorial são trabalhados todos os sentidos, nomeadamente os 5 sentidos habituais – paladar, tacto, olfacto, visão e audição – e também a propriosepção (sentido que nos informa sobre a posição do nosso corpo) e o vestibular (sentido que nos ajuda a manter o equilíbrio ou a ficar de pé).
Em que situações intervém:
- Atraso global de desenvolvimento;
- Disfunção cognitiva;
- Síndrome de Down;
- Paralisia cerebral;
- Autismo;
- Hiperatividade e défice de atenção;
- Dificuldades de aprendizagem;
- Descordenação motora;
- Dificuldades em atividades como correr, saltar, trepar ou atirar uma bola;
- Quedas frequentes e tendência para tropeçar e bater nas coisas;
- Perturbações disruptivas do comportamento;
- Dificuldades na escrita (faz muita ou pouca pressão no lápis) e ou dificuldade em ter uma escrita legível;
- Intolerância a determinadas texturas, etiquetas ou roupas