Consulta do Imunoalergologia
A Imunoalergologia é a especialidade médica que faz o diagnóstico, o estudo e o tratamento, em todos os grupos etários com doenças do foro imunoalergológico: alergia respiratória, ocular, cutânea, digestiva, medicamentosa e alimentar, por picada de insetos, diferentes formas de doenças ocupacionais, anafilaxia, imunodeficiências primárias e doenças auto-imunes, entre outras.
Dentro do seu âmbito, visa ainda o ensino e a sensibilização do público, com o objectivo de se atingir uma redução da exposição alergénica ambiental, tanto a nível doméstico, profissional, como na comunidade.
O que é a alergia?
Define-se alergia como uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha (alergeno) ao organismo, a um estímulo externo específico.
Os primeiros sintomas costumam ser o eczema do lactente e as alergias alimentares (habitualmente às proteínas do leite de vaca e do ovo). Estas crianças têm maior probabilidade de desenvolverem alergia a aeroalergenos (como aos ácaros, aos pólens, aos fungos, aos animais domésticos, entre outros) ao longo do tempo, vindo a sofrer de rinite e de asma.
A alergia pode ser considerada como uma doença multiorgânica, ou seja que afecta vários órgãos. Normalmente um doente alérgico manifesta mais de um sintoma. Os sintomas alérgicos incluem:
- Asma;
- Conjuntivite;
- Rinite;
- Dermatite ou eczema atópico;
- Alergia alimentar;
- Alergia a medicamentos;
- Urticária e dermatite de contato;
- Sintomas gastrointestinais
Durante os primeiros anos de vida, predominam os sintomas gastrointestinais e cutâneos, muitas vezes causados por alergenos alimentares. A asma e a rinite aos alergenos inalados desenvolvem-se mais tarde.
Durante a gravidez a mulher deve também manter controlada a sua doença e por isso deve manter a vigilância nas consultas de Imunoalergologia.
Assim, à consulta de Imunoalergologia podem recorrer os doentes de todas a idades, desde a criança ao adulto.
A quem se destina?
Esta especialidade médica abrange todas as faixas etárias, desde a criança ao adulto, incluindo ainda os idosos e as grávidas.
Em que situações intervêm:
- Rinite alérgica;
- Alergia ao látex;
- Alergias respiratórias;
- Asma;
- Anafilaxia;
- Alergias a insetos;
- Dermatite ou eczema atópico;
- Alergia alimentar;
- Alergia a medicamentos;
- Conjuntivite alérgica;
- Alergia na Gravidez;
- Alergia na Gravidez;